sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A vergonha

ASSESSORIA DE IMPRENSA/EDUARDO MIRA




O Tribunal Regional Eleitoral puniu nesta quinta-feira (23) o candidato Beto Richa por divulgar uma suposta pesquisa eleitoral por email, ao mesmo tempo que busca barrar as pesquisas de institutos conhecidos com impugnações.



Nesta semana, o tucano já impediu a divulgação de quatro pesquisas dos maiores institutos do país, e agora passou também a disseminar informações clandestinas através do domínio de oficial da sua campanha, o @betoricha.com.br.



O email distribuído pela campanha de Richa afirma ter dados “de pesquisas internas” que mostrariam o candidato na frente de Osmar Dias (PDT).



E mais, pede que as informações sejam replicadas, afirmando: “Envie emails, telefone, comente, conte para todo mundo que Beto Richa está na frente do segundo colocado”.



O juiz eleitoral Daniel Pereira Sobreiro, em sua decisão, anotou que Richa tem um “comportamento dúbio”, ao impugnar pesquisas tradicionais e disseminar supostas pesquisas internas sem registro eleitoral.



Ele determinou que a campanha de Richa mande, pelo mesmo meio, textos esclarecendo que os dados divulgados são “ineficazes para fins eleitorais”. Agora um oficial de Justiça irá ao comitê tucano para garantir que os emails de correção sejam enviados.



Se continuar mandando as mensagens criminosas, Richa ainda terá que pagar uma multa de R$ 300 mil por divulgação, decidiu o juiz.



O domínio utilizado para divulgar as falsas informações está registrado em nome de Carlos Alberto Richa, pessoa física, e com o CNPJ, estranhamente, em nome do PTB do Rio de Janeiro.



Para identificação das mensagens, ainda estavam registrados o endereço da Prefeitura de Curitiba e o telefone atual do gabinete do prefeito.



A ação coordenada de pedidos de impugnação das pesquisas eleitorais e envio de emails clandestinos ocorre num momento de ascensão dos índices de Osmar Dias (PDT) na disputa.



A pesquisa Datafolha divulgada ainda em 16 de setembro já registrou empate técnico entre os dois candidatos na primeira semana do mês.



A partir da constatação da tendência de migração do eleitorado para Osmar, o adversário impediu a divulgação de todas as próximas sondagens, quais sejam: Datafolha/Folha de S. Paulo, Vox Populi/Band, Ibope/Associação Comercial de Foz do Iguaçu, e a do Ibope/RPC.



Apagão de pesquisas - Nesta quinta-feira (23), a coordenação geral da campanha de Osmar convocou uma entrevista coletiva para denunciar as ações maquinadas pela campanha adversária para impedir a população de se informar sobre o momento da disputa eleitoral, e anunciar as medidas jurídicas tomadas contra o email de Richa.



O coordenador geral, Mário Pereira, disse que a candidatura adversária promoveu um verdadeiro “apagão global” nas pesquisas desta semana. Os prejudicados, disse, são a população, que fica sem saber os números, e a imprensa.



“Ele promove a censura à imprensa, afinal são a Folha de S. Paulo, a RPCTV, a Gazeta do Povo e a Band as contratantes dessas pesquisas,” afirmou.



Os coordenadores jurídicos de Osmar frisaram que as pesquisas impugnadas têm exatamente os mesmos registros das que foram divulgadas desde o início da campanha, quando o tucano liderava e sem qualquer manifestação contrária de Richa.



“O que choca é que, enquanto impede a divulgação de pesquisas dos maiores institutos, a campanha de Richa divulga dados falsos. É uma estratégia perversa para tentar falsamente influenciar as eleições”, aponta o advogado Guilherme Gonçalves.



Publicado por jagostinho @ 22:13



De um modo legivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário