terça-feira, 19 de outubro de 2010

Isso Sim é grande notícia

Meu Amigo e respeitado Sargénto Alvaro em Destaque
Sargento Álvaro participa de programa de TV no Rio de Janeiro


Ouvidor municipal e presidente do Conselho Anti Drogas concede entrevista sobre combate ao crack no Canal Futura As ações desenvolvidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social e do Conselho Municipal Antidrogas continuam obtendo bons resultados e servem de exemplo para outras cidades, inclusive de outros estados do Brasil. Além do trabalho de prevenção, que visa evitar a aproximação e o acesso a substâncias psicoativas por pessoas inclinadas ao vício, o encaminhamento de dependentes químicos para tratamento em clínicas de recuperação chamou a atenção de produtores do Canal Futura, do Rio de Janeiro.

Tanto que a produtora Meriene Mazzei convidou o ouvidor geral do município, Sargento Alvaro Domingues Neto, também presidente do Conselho Municipal Anti Drogas de Paranaguá (COMADPGUA) para participar ao vivo (por telefone) do programa Conexão Futura, edição do dia 13 de outubro, apresentado pela jornalista Lísia Palombini. O outro convidado foi o psicólogo Paulo Pacheco, que atende dependentes de drogas e álcool na primeira clínica popular do Brasil, localizada em Santa Cruz, zona Oeste do Rio.



O principal assunto levado aos telespectadores do Canal Futura foi o combate ao crack, droga perigosa que é acompanhada de aumento nos índices de violência e mortes em todo o Brasil com dados que assustam. O avanço da indústria das drogas e o aumento do consumo do crack confrontam as responsabilidades do poder público e da sociedade civil no combate a esta indústria, além de exigir mais atitude no papel das famílias na prevenção ao uso.



Álvaro foi questionado sobre a inserção do crack, que se alastrou rapidamente em Paranaguá, e abordou o perfil econômico da cidade e creditou parte da expansão da droga ao fato da cidade ser o maior pólo gerador de divisas do litoral paranaense. “Uma parte do problema está em conhecer a droga. A partir daí a família pode agir. Paranaguá fomenta a economia do litoral paranaense, atraindo de certa forma pessoas para o uso, abuso e dependência”, disse aos telespectadores, destacando a importância do envolvimento de familiares no apoio aos dependentes durante o tratamento, que é demorado e deve ser contínuo.



Sobre a atuação do Conselho Municipal Anti Drogas de Paranaguá, o presidente explicou que se trata de um órgão colegiado e normatizador de questões sobre o tema. O psicólogo Paulo Pacheco explicou como se portam os dependentes químicos do Rio e Álvaro traçou um paralelo sobre o quadro em Paranaguá e nas demais cidades do litoral, enquanto a apresentadora comparou o quadro de um grande centro nacional, como o Rio, e uma cidade de porte médio como Paranaguá, destacando as demanda e os dispositivos do poder público como formas de defesa da população.



Ele também detalhou o funcionamento do conselho, que atua na prevenção e no combate ao tráfico em parceria com as polícias, enfrentando os problemas de frente já que a epidemia é um grande desafio. Quanto à evolução no combate às drogas na cidade, Álvaro destacou o empenho do prefeito José Baka Filho. “Devido aos investimentos feitos na área, houve maior conscientização”, disse. A jornalista Lísia Palombini, apresentadora do Conexão Futura, elogiou o trabalho desenvolvido na cidade e convidou o presidente do COMADPAGUA para novas participações quando o tema for novamente incluído na pauta.




De um modo legivel

Nenhum comentário:

Postar um comentário